Urdhva Hastasana (Postura de braços para cima)


Tal como em Tadasana, nesta postura o praticante está erguido como uma montanha com as mãos levantadas e erguidas acima da cabeça.
Urdhva Hastasana é uma asana inspiradora que direciona a nossa consciência para as nossas fundações e que apesar de parecer tão simples, é na realidade rica em nuances, trabalhando todo o nosso corpo bem como o equilíbrio, a extensão, a ligeireza e a concentração. Nesta asana, a leveza é alcançada quando conseguimos afastar os ombros descontraídos das nossas orelhas com os braços simultaneamente contraídos.





  1. Ponha-se de pé com os pés paralelos. Dedos grandes dos pés unidos e os calcanhares ligeiramente afastados. Ancore os quatro cantos dos pés no chão.
  2. Levante as tíbias e as rótulas dos joelhos, contraindo e ativando os músculos dos quadríceps/coxas puxando ligeiramente  e com consciência os joelhos para trás para não os prejudicar ou lesionar.
  3. Neutralize a pélvis movimentando e levantando o osso púbico em direção ao umbigo, alongando a coluna e o tronco. Esta ação evita uma curvatura excessiva da coluna lombar e  ajuda a manter a caixa torácica numa posição correta.
  4. Inspire e levante os braços com as palmas voltadas para baixo, paralelos ao chão até à altura dos seus ombros. Ao expirar vire as palmas para o teto.
  5. Na próxima inspiração, levante os braços (no sentido circular), ficando paralelos com as orelhas, mantendo os ombros descontraídos e longe das orelhas.
  6. Certifique-se que as costelas não estão saídas mas sim verticais. Olhe para o horizonte mantendo a garganta descontraída e aberta.

Comentários

Mensagens populares