Como ganhar consciência dos braços e peito em Tadasana

 


No post anterior apresentei vários exercícios que ensinavam a trabalhar e ativar os pés, pernas e a pélvis, agora irei demonstrar como podemos trabalhar os braços e o peito na postura da Montanha - Tadasana.
 
 

 
 

  1. Com os braços estendidos e direitos em face a si, coloque um cinto em torno dos antebraços (por cima da dobra dos cotovelos), por forma a perceber qual a medida que o cinto deve ter. Ao baixar os braços, se sentir a pressão do cinto na caixa torácica e se os seus antebraços tocarem o inicio da lateral das suas costelas, então tem por certo a medida da largura dos seus ombros.

  2. A seguir retire o cinto e movendo os braços para trás, volte a colocar o cinto nos antebraços (atrás de si.)
     
  3.  Ao inspirar, levante o peito e toda a lateral da sua caixa torácica,  esticando os braços para baixo, movendo-os em simultâneo para os lados, como se quisesse esticar o cinto.
  4. Com os dedos direcionados para o tapete e em linha com os braços, alongue as palmas das mãos, pressionando o polegar de encontro com a lateral da mão, por forma a ativar os braços.
  5. Se não se sentir confortável com o cinto ou se não tiver um, tem como opção interlaçar os dedos atrás de si, e ao levantar a caixa torácica, afaste os braços do seu corpo e estique-os em direção ao chão.
 
  •  A pressão do cinto nos antebraços ajuda aproximar os seus ombros e a abrir a sua caixa torácica.
  •  


 

 
Ao colocar um cinto à volta das costelas, irá ter uma perceção bastante clara do posicionamento da sua caixa torácica.
  1. Entrelace um cinto à volta das costelas logo abaixo do seu peito. Ajuste-o. Coloque-se direito e em posição de Tadasana.
  2. Para perceber e sentir qual deverá ser o posicionamento da sua caixa torácica, ao inspirar mova o cóccix para baixo (como se quisesse levantar o osso púbico em direção ao umbigo). Na exalação faça o movimento oposto com o cóccix.
  3. Se quiser também pode levantar os braços em Urdhva Hastasana e fazer estes dois movimentos em cada inspiração e exalação.
  • O cinto dá uma perceção clara e eficaz do posicionamento das costelas e dos ombros e omoplatas, ajudando ao seu posicionamento e alinhamento da coluna, ativando e contraindo toda a parte superior do corpo e do peito.

Comentários

Mensagens populares