Pés de Yogi fortes e saudáveis


A forma como nos mantemos em pé diz muito acerca de nós. Se pensarmos que parte da nossa evolução como seres humanos nos desenhou e criou para nos mantermos erguidos, podemos facilmente chegar à conclusão que estar de pé é algo que culturalmente e socialmente se encontra ligado à atividade e ação bem como à nossa autonomia.
A forma como andamos e nos erguemos, ao longo da nossa vida é afetado pela forma do nosso corpo, o nosso peso, a nossa pélvis, os nossos joelhos, e até mesmo o calçado que utilizamos no nosso dia-a-dia impactuando a forma como tocamos e abordamos o chão.
Os pés, muita vez negligenciados e esquecidos ao longo do dia, são fundamentais na prática do yoga, uma vez que uma fundação estável e forte na nossa prática só é conseguida se tivermos uma boa consciência dos nossos pés e se estes estiverem bem estimulados, treinados e de boa saúde.
Existem várias técnicas que poderá fazer em casa por forma a obter pés vivos e saudáveis, que em seguida passarei a explicar.

 
Ande descalço
Sempre que tiver oportunidade ande descalço. Se observar as pessoas que passam bastante tempo descalças, notará que tem os pés mais largos, os dedos dos pés são mais separados e com mais espaço entre eles, mesmo quando tem o pé descontraído e relaxado. 



Estique e estimule os dedos dos pés
Se quiser obter mais amplitude de movimentos a partir da raíz dos dedos dos pés, activando e fortificando os arcos plantares, coloque os dedos dos pés contra uma parede durante 30 segundos. Repita várias vezes em cada pé.


Fortaleça os dedos dos pés
Coloque-se de pé bem direito e com os pés separados ligeiramente distribuindo o peso do seu corpo igualmente em ambos os pés.
Comece por levantar todos os dedos dos pés, mantendo o resto do seu pé bem apoiado no chão. Aguente cerca de 10 segundos e relaxe.
Levante apenas o dedo grande do pé deixando os outros dedos no chão.
De seguida, faça o inverso – pressione o dedo grande do pé no chão e levante os restantes dedos tentando afastá-los e separá-los uns dos outros.
Por fim, tente pressionar os dedos pequeno e grande do pé, enquanto levanta os restantes do chão.


Abra as solas dos pés
Se colocar uma bola de golf ou de tennis debaixo das solas do seu pé durante alguns minutos, irá abrir e relaxar as solas do mesmo, uma vez que está a massagear vários pontos de pressão que se encontram situados na parte debaixo do pé.
Outro benefício é o estar também a libertar a linha de fáscia que começa nos pés, percorre toda a parte de trás do corpo até ao topo da cabeça.


Mantenha o dedo grande do pé saudável
Quantas vezes numa aula de yoga ouve dizer junte os dedos grandes dos pés e alongue e separe os restantes, com os calcanhares unidos ou separados ligeiramente...
No início da nossa prática isto parece quase uma missão impossível. Uma das formas de treinar os seus dedos e pés por forma a conseguir este resultado é o de utilizar um cinto ou até mesmo um elástico bem largo, passando-o pelo interior de ambos os dedos grandes do pé. Pressione ambos os dedos no chão se estiver em pé, e faça um medir forças entre os dedos e o cinto ou elástico.
Comece com os pés ligeiramente separados, progredindo até finalmente os conseguir manter unidos.
Acredite ou não também é um bom treino para reduzir ou corrigir os joanetes.




Faça agachamentos para os dedos dos pés
 
Esta é outra forma de fortalecer não só os dedos como também a planta e arcos do pé.
Ponha-se de joelhos com as palmas das mãos no chão, recolha os dedos dos pés por forma a sentir o peso nas bolas dos pés.
Uma vez que se habitue a esta sensação poderá se sentar direito sobre os calcanhares.
Poderá começar a manter esta pose por um minuto, progredindo para 2-3 minutos. Para sair da pose, debruce-se sobre as mãos e joelhos e liberte lentamente os dedos dos pés. De seguida dê uma boa massagem aos seus dedos e pés.



Fortaleça os tornozelos
Se queremos estabilidade e saúde para os nossos pés e nas nossas posturas, não podemos esquecer os nossos tornozelos.
Sente-se com as pernas esticadas à sua frente. Para sentir uma conexão com o chão mais estável e vincada afaste a pele das nádegas sentindo bem os ossos apoiados no piso.
Aponte os dedos dos pés para a frente e para trás, aumentando com cada movimento a mobilidade nos tornozelos. Uma vez que se habitue a este movimento poderá também utilizar um elástico para intensificar a ação.







Comentários

Mensagens populares